Soda e suco de frutas são os maiores culpados da erosão dental

Refrigerantes são o fator mais significativo em termos de gravidade da erosão dental, de acordo com um novo estudo publicado no jornal Public Health Dentistry.

Os casos mais graves de erosão dental no estudo estavam entre as pessoas que bebiam regularmente bebidas açucaradas e sucos de frutas.

A erosão dentária é quando esmalte – o revestimento duro, que protege o dente – se desgasta pela exposição ao ácido. A erosão do esmalte pode resultar em dor – especialmente quando consumir comida quente ou frio – pois deixa a área sensível da dentina exposta.

O esmalte sobre o dente se torna mais suave e perde conteúdo mineral quando se come ou bebe qualquer coisa ácida. No entanto, esta acidez é neutralizada pela saliva, que lentamente restaura o equilíbrio natural no interior da boca. Mas se não for dado tempo suficiente para reparar-se – por conta de ataques ácidos frequentes – a superfície dos dentes é desgastada.

Qualquer coisa com um valor de pH (a medida da acidez) inferior a 5,5 pode danificar os dentes. Dieta e refrigerantes, bebidas gaseificadas, águas gaseificadas aromatizadas, bebidas esportivas, frutas e sucos de frutas são todos conhecidos por serem prejudiciais para os dentes se forem consumidos com muita freqüência.

Estudo constata que uma “proporção substancial” dos adultos têm erosão dentária

O estudo constata que uma proporção substancial de adultos mostram alguma evidência de erosão dental, com os casos mais graves entre pessoas que bebem refrigerantes açucarados e sucos de frutas.

Examinando 3.773 participantes, os pesquisadores descobriram que 79% apresentaram evidências de erosão dental, 64% tinham o desgaste do dente leve, 10% tinham o desgaste dentário moderada e 5% sinais de desgaste dentário grave exibido. Os participantes do estudo com o desgaste dentário moderada e grave tinham consumido mais refrigerantes e sucos de fruta por dia do que os outros grupos.

Entre os participantes com menores níveis de desgaste dentário, os pesquisadores descobriram que o leite era uma bebida mais popular do que refrigerante ou suco de frutas.

Também descobriram que os homens tem o dobro de risco de erosão dental comparado com as mulheres, e o desgaste dentário tornou-se mais grave com a idade entre os participantes.

Comentando o estudo, Dr. Nigel Carter OBE, executivo-chefe da Fundação Britânica Dental Health, diz que, embora o suco de fruta pode ser uma bebida nutritiva, as altas concentrações de açúcar e ácido podem levar a danos dentais graves, se essas bebidas são consumidas com muita frequência.

“Água e leite são as melhores escolhas de longe, não só para o bem da nossa saúde oral, mas nossa saúde em geral também,” diz o Dr. Carter. “Lembre-se, é a frequencia que temos alimentos e bebidas açucaradas que causa o problema, por isso é importante que tentemos reduzir a freqüência de consumo.”

Ele acrescenta:

“A erosão dental nem sempre precisa ser tratada. Com check-ups, e conselhos do seu dentista regularmente, pode evitar o problema ficar pior e a erosão ir mais longe. Os casos mais graves de desgaste dentário podem muitas vezes resultar em tratamento invasivo e caro, por isso é importante que mantenhamos uma boa rotina de higiene bucal para garantir que estes problemas futuros não surjam. ”

Muitos refrigerantes e sucos de frutas contêm, pelo menos, seis colheres de chá de açúcar, e como muitas vezes eles vêm em porções que são maiores do que o recomendado, podem levar à cárie dentária, bem como erosão dental.

 

Fonte: site medical news today

(21) 2287-2190
Rua Miguel Lemos 41, cob 01 - Copacabana
(21) 97971-2190