Waterpik vs Fio dental: O que é melhor?

A maioria das pessoas sabe escovar e usar fio dental regularmente. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre o uso do Waterpik como uma alternativa ao fio dental tradicional.

Uso do fio dental
Escovar os dentes é uma maneira eficaz de remover a placa de alimentos das superfícies dos dentes. No entanto, não é uma ótima maneira de se livrar dos alimentos que está entre os dentes ou abaixo da linha de gengiva.

O processo de uso de fio dental usa um pedaço fino de corda que é passado entre cada um dos dentes. Esta corda suavemente raspa para cima e para baixo cada superfície do dente para mover placas e partículas de alimentos fora do dente e para fora de sob as gengivas.

 

 

Prós
Existem várias vantagens para o fio dental tradicional. É um método muito eficiente de remover o excesso de comida fora dos dentes.

O fio dental não custa muito dinheiro e é facilmente acessível a partir de qualquer farmácia ou mercearia. Usar o fio é rápido e fácil, e pode ser feito em qualquer lugar.

Contras
Apesar das muitas vantagens de fio dental, existem várias desvantagens também. Esses incluem:

– Dificuldade em atingir algumas áreas da boca com fio dental;
– O fio dental pode causar sangramento, especialmente se for usado com muita força;
– Dificuldade para pacientes com muitas trabalhos protéticos na boca, como pontes fixas ou contenções
– O fio às ​​vezes pode ser difícil de manusear por algumas pessoas;

Mesmo com estes negativos, ainda é importante usar fio dental regularmente. Se as pessoas acham que o uso do fio dental é especialmente difícil ou doloroso, eles devem verificar com o dentista para se certificar de que não há um problema mais sério.

Waterpik
Este utiliza uma máquina especial que direciona um fluxo de água para a boca e gengivas. Ao invés de raspar os dentes para remover a placa, jatos usam a pressão da água para massagear as gengivas e empurrar o alimento longe dos dentes.

 

 

Prós
Waterpik tem muitas vantagens. Um waterpik é fácil de usar, especialmente para pessoas que já tiveram muitos trabalhos restaurativos nos dentes, ou outros tipos de trabalho dental como pontes permanentes ou temporárias, ou até mesmo a contenção fixa ortodôntica.

A ação de massagem também pode melhorar a saúde da gengiva e alcançar áreas que não podem ser alcançadas com fio dental tradicional.

Contras
Há desvantagens ao usar um jato d´água também.

Um waterpik pode ser caro para comprar, e vai precisar de espaço para armazenamento. Exige acesso a eletricidade e água, dificultando o uso fora da casa (embora hoje já existem modelos menores e portáteis).

Como usar um waterpik
É importante que os usuários leiam todas as instruções e tenham a certeza de que as entendem. Cada dispositivo pode funcionar um pouco diferente, mas os passos gerais serão em grande parte os mesmos.

Neste vídeo mostra com imagens como é o funcionamento do waterpik (infelizmente está em espanhol, mas o principal são as imagens) –

Quando alguém usar o Waterpik, eles devem:

1- Colocar a ponta no suporte. Encha o reservatório de água com água morna e coloque-o de volta na base do dispositivo.
2- Conecte o dispositivo, se necessário e ajuste o controle de pressão. É melhor começar com uma pressão baixa.
3- Incline sobre a pia e coloque a ponta na boca com os lábios fechados e ligue a unidade.
4- Comece com os dentes traseiros, apontando a ponta apenas acima da gengiva e trabalhe em direção ao meio da boca.
5- Pausar brevemente com a ponta entre cada dente para permitir que a água flua fora da boca e na pia.
6-Desligue a unidade, ejete a ponta e limpe a unidade de acordo com as instruções.

É importante ler as instruções para a unidade específica que está sendo usada.

Qual é melhor?
Qual dessas duas técnicas é melhor é uma questão em curso e não há realmente nenhuma resposta certa. A coisa mais importante é limpar entre os dentes e sob as gengivas a cada dia.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Dentistry comparou a eficácia de um jato de água e fios usado em combinação com uma escova de dentes manual. Os pesquisadores descobriram que o grupo que usou o waterpik teve uma redução de 74% na placa em comparação com uma redução de 57% por cento no grupo que usou o fio.

Existem outros estudos que também descobriram que as pessoas que usaram waterpik viram uma maior redução na gengivite e sangramento, em comparação com fio. No entanto, muitos dentistas ainda recomendam fio dental, em especial por conta de seu baixo custo.

Minhas considerações finais

No consultório, recomendo waterpik para os seguintes pacientes:

Após uma avaliação clínica eu consigo passar quais pontos necessitam melhorar na sua higiene oral, além de recomendar os melhores produtos para o seu caso em específico (falo mais sobre isso neste link). Investir na prevenção da sua saúde é sempre o melhor caminho.

 

Links para compra de alguns destes itens citados:

· waterpik com capacidade maior

· waterpik portátil

· escova elétrica

 

Texto escrito pelo dentista Dr. Carlos Soliva, CRO/RJ 29868

Acompanhe meu trabalho pelo instagram ou pelo site.

(21) 2287-2190
Rua Miguel Lemos 41, cob 01 - Copacabana
(21) 97971-2190